Está a pensar iniciar o seu tratamento de depilação a laser, mas ainda não começou com algum receio de alguma informação e aviso passado?
Existe muito informação incorreto ou pouco correta a circular sobre a depilação a laser, o nosso objetivo com este artigo é dar a conhecer alguma dessa informação e identificar os mitos e as verdades.
MITO ou VERDADE? Fique a saber
1-Não pode realizar a depilação a cera e a máquina (ou a outro qualquer método que retire o pelo pela raiz), durante o tratamento de depilação a laser.
VERDADE
É necessário retirar o pelo 2 a 3 dias antes de cada sessão, mas não pela raiz, como a depilação a cera faz, pode ser retirado com lâmina ou creme depilatório, pois o laser lê cor, a cor do pelo, só assim consegue enfraquecê-lo e eliminá-lo.
2- 3 Sessões são suficientes para ficar permanentemente sem pelo.
MITO
As sessões necessárias para ficar sem pelo variam de pessoa para pessoa, existem características que influenciam, como: idade, sexo, estado hormonal, área do corpo, cor do pelo, cor da pele e a própria reação do corpo ao tratamento.
A cada sessão são eliminados cerca de 20% dos pelos, mas na consulta de avaliação inicial a técnica já consegue dizer mais ou menos quantas sessões irão ser necessárias, sendo que ainda consegue informar o número das sessões com mais precisão, após os resultados da primeira sessão.
3- Os resultados são mais rápidos em pelos muito escuros.
VERDADE
O laser lê e atinge na melanina (pigmento) do pelo, quanto mais escuro o pelo for, mais melanina tem e os resultados são mais eficazes. Por isso, os pelos mais escuros são mais facilmente detetados, conseguindo elimina-los mais rapidamente. Por este motivo é que a depilação a laser não é eficaz e não elimina pelos brancos, pois não têm melanina.
4- Não se pode fazer a depilação a laser em áreas do corpo que estejam tatuadas.
VERDADE
O laser atinge a melanina (pigmento), ou seja, as tatuagens contêm melanina, passar o laser em cima das tatuagens danifica a tatuagem e pode causar queimadura. É possível realizar a depilação a laser em volta da área tatuada, mas não em cima.
Se ainda não tiver tatuagens e for a sua intenção ter, o melhor é iniciar o tratamento de depilação a laser e só no final, fazer a sua tatuagem.
5- Depilação a laser causa cancro de pele.
MITO
O laser afeta os pelos e não a pele. Este mito pode assustar as pessoas e pode ser a principal causa para não iniciarem o tratamento, mas quem conhece um pouco sobre o procedimento, sabe que não tem qualquer risco que possa causar cancro de pele.
6- Não se pode fazer a depilação a laser durante o verão.
MITO
A depilação a laser pode ser realizada em qualquer altura do ano. No verão apenas é preciso ter alguns cuidados, evitar a exposição solar uma semana antes e uma semana depois das sessões e quando se expôr ao Sol, não se esquecer de colocar protetor solar.
Respeitando as indicações dadas, não há qualquer problema em fazer a depilação a laser no verão.
7- O tratamento de depilação a laser elimina os pelos definitivamente.
MITO
A depilação a laser é um tratamento permanente e não definitivo, embora que,em várias zonas do corpo, pode ter o efeito definitivo e não voltar a nascer pele.
No final do tratamento mensal, é necessário realizar manutenção, que varia de pessoa para pessoa, pode levar anos até precisar de uma manutenção, mas também pode ter que realizar 2 ou 3 vezes por ano. O mais comum é realizar a manutenção 1 vez por ano.
8- A depilação a laser dói mais do que a depilação a cera.
MITO
Existem várias tecnologias para realizar depilação a laser, algumas são consideradas indolores, como a tecnologia de laser Díodo, outras quase indolores, a tecnologia Triplo Laser e outras que podem causar um pequeno desconforto, a tecnologia Alexandrite e Nd:Yag. Embora que, nenhuma delas seja a dor equivalente à depilação a cera .Por isso, se a sua preocupação é a dor, deixe de lado a preocupação e inicia o seu tratamento.
9- Nem todas as pessoas podem fazer depilação a laser.
VERDADE
Existem contra indicações para realizar a depilação a laser Díodo, principalmente se tiver problemas de saúde, para saber mais sobre as causas que podem impedir o tratamento, visite o artigo do nosso blog que descreve este assunto.
Conclusão
Existe muita informação que passa por boca a boca que pode não ser verdade. Antes de iniciar o tratamento tire todas as suas dúvidas com um profissional da área, para saber quais os mitos e verdades sobre a depilação a laser.
Se ficou esclarecido com este artigo ou tem outras dúvidas, não perca mais temo e marque a sua consulta de avaliação na Belight.