Atualização a 1/10/2021
Apesar de termos chegado à 3ª fase de desconfinamento decretada pelo Estado, com início a 1 de Outubro, na Belight iremos manter praticamente todos procedimentos anteriormente adotados. Deixamos o destaque para a continuidade de obrigação da utilização de máscara dentro da Belight.
Em baixo os tópicos atualizados estão assinalados.
Face à situação atual implementámos um plano de contingência com medidas de prevenção à transmissão do vírus, tendo em consideração as recomendações da DGS – Direção Geral de Saúde.
Ao abrigo da orientação 006/2020 da Direção Geral da Saúde a Belight pode exercer o direito de reserva e recusa de admissão no estabelecimento a pessoas que apresentem sintomas compatíveis com os da Covid-19 ou que não cumpram os requisitos de higiene exigidos.
Pedimos aos clientes que:
- Os clientes só serão atendidos estando de máscara colocada (máscaras cirúrgicas, máscaras de pano, TNT) no caso de não possuírem máscara, teremos à venda por valor de 0,5€/ unidade máscara cirúrgica. Clientes sem máscara não serão atendidas;
- Em sessões de Laser os clientes só poderão realizar Laser com óculos individuais de proteção para laser. A Belight tem kits de laser para quem inicia os tratamentos de Laser que já inclui óculos e vende óculos avulso;
- Não serão realizadas marcações presencialmente. Marcações serão realizadas por Telefone, Whatsapp, Messenger, Email, Formulários;
- À entrada da Belight estará disponível um tapete desinfetante, bem como desinfetantes para as mãos.
- Só será permitida a permanência no espaço durante o horário de atendimento. Não é permitida a permanência de pessoas em espera dentro das instalações, se por alguma razão existam clientes em espera, os mesmos devem aguardar fora do estabelecimento e conservando uma distância mínima de dois metros entre si.
- Atualização 1 de Outubro: Será possível a permanência das pessoas nos locais de espera, sentadas, com distanciamento.
- O cliente colocará o seu casaco, chapéu de chuva, etc. no bengaleiro e evitando que o mesmo leve para o estabelecimento sacos de compras ou similares, teremos uma sala onde as compras serão colocadas até o término do atendimento (sala 0);
- O cliente deve cumprir a etiqueta respiratória: evitar tossir ou espirrar para as mãos – deve fazê-lo para a prega do braço com o cotovelo fletido ou cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel. Deitar o lenço de papel de imediato num contentor de resíduos e lavar as mãos de seguida;
- Não estão permitidas as entradas de acompanhantes, os acompanhantes devem aguardar no exterior;
- Atualização 1 de Outubro: Será possível levar acompanhantes e os mesmos aguardar nos locais de espera destinados e distanciados de outras pessoas em sala.
- Ao balcão os clientes só realizarão o pagamento, estando as marcações já previamente realizadas ou caso contrário serão marcadas posteriormente via telefone ou outro meio de contacto não pessoal;
- Atualização 1 de Outubro: A receção irá funcionar normalmente, com atendimento, pagamento e marcações.
- Evitar pagamentos com moedas ou notas, dando preferência ao pagamento eletrónico e sem contacto direto (ex: terminal de pagamento automático contactless). Se tiver de pagar em dinheiro, privilegie o pagamento com o montante certo e desinfete as mãos antes e depois de tocar no mesmo;
- Antes de iniciarem os tratamentos por favor lavar as mãos durante o mínimo de 30 segundos;
- Os clientes não podem tocar nos produtos que estejam à venda (vamos colocar aviso para não mexer);
- Por favor se manifestarem os seguintes sintomas associados comumente à gripe/ vírus: Febre, Tosse, Espirros, Cansaço Muscular. Por favor não se desloquem à Belight. Compreendemos que é um pedido injusto para quem não estiver infetado e estiver com uma gripe sazonal, alergias ao pólen / pó, no entanto face ao atual cenário geral, não poderemos atender clientes que manifestem sintomas que possam estar associados ao Coronavírus, pedimos desde já as maiores desculpas e esperamos que nos compreendam;
Medidas de contenção adaptadas na Belight:
- Trabalhar apenas por marcação de forma a garantir um número fixo e um menor número de pessoas dentro das instalações;
- Todo o material de trabalho será desinfetado entre marcações;
- Profissionais terão máscara colocada durante todo o atendimento em gabinete;
- As profissionais terão calçado exclusivo dentro das instalações;
- As profissionais não utilizarão adornos tipo pulseiras, relógios e anéis, fios, etc. sobretudo nesta fase;
- As profissionais irão evitar as unhas de gel, gelinho e unhas compridas que impedem os profissionais de higienizar adequadamente as suas mãos;
- Máscaras trocadas e/ou viseiras desinfetadas a cada 2horas;
- Utilização de Luvas descartáveis em todos os procedimentos, sendo as mesmas descartadas após cada utilização;
- Desinfeção horária do espaço e das salas após cada procedimento;
- Arejamento dos espaços sempre que possível, mantendo a porta de rua aberta sempre que possível ou janela se aplicável;
- As profissionais lavam as mãos antes e depois de receberem cada cliente;
- Medição de temperatura duas vezes por dia aos funcionários;
- Evitar-se o contacto físico de cumprimentos entre funcionárias com funcionárias e entre funcionárias e clientes.
- Retirada de objetos de utilização comum entre clientes (ex: revistas em sala de espera);
- Afixar panfletos de informação sobre o COVID-19 nos centros e salas;
- Afixação na porta de um aviso com a informação destes condicionalismos;
- Afixação nas instalações sanitárias o folheto da Direção-Geral de Saúde sobre a lavagem correta das mãos;
- Afixação no estabelecimento normas de etiqueta respiratória e informação da forma correta de utilizar a máscara, bem como acerca do cumprimento das regras de distanciamento social;
- Não podemos oferecer comida, nem café/chá ou outra bebida, mesmo que dispensadas por máquinas de vending (ainda que o funcionamento destas seja admitido nos termos das disposições em vigor). No caso da água, se for mesmo necessário, podemos oferecer garrafas pequenas para uso individual.
- Atualização a 1 de Outubro: Voltaremos a ter café, chá e água a oferecer consoante disponibilidade.
- Não haverá consumo de alimentos ou bebidas dentro dos estabelecimentos;
- Removemos todos os itens fáceis de tocar, como revistas, tablet de utilização de clientes, informações escritas, etc.
- As ferramentas de diagnóstico como câmara, tablet, mostruários de cores etc. só são usadas pelo profissional e são desinfetadas após cada utilização.
- Limpeza e desinfeção de todas as prateleiras.
- Remoção dos testers. O recurso, se possível, a instruções visuais sobre os produtos pode ser útil para os clientes.
- Desinfeção do teclado ATM com um toalhete de limpeza de base alcoólica. Se for usado dinheiro, usamos um tabuleiro (que será desinfetado com um toalhete de limpeza de base alcoólica) para efetuar o pagamento e dar o troco. Lavamos as mãos, antes e após o contacto com dinheiro;
- O balcão de loja será protegido com placa em acrílico;
- As batas são de manga curta para melhor desinfecção da pele e haver menos pontos de contacto próximos de cliente com roupa;
- Formar com medidas de higiene adicionais;
Agradecemos desde já a compreensão, a saúde das clientes e profissionais é algo que não descuramos na Belight, pelo que mais medidas poderão ser impostas mediante necessidade, ou por indicações do Estado/ DGS.