A toxina botulínica, por vezes referida pelo nome comercial “Botox®” que é confundido com o princípio ativo Toxina Botulínica, é um composto injetável que na medicina estética permite eliminar ou reduzir as rugas faciais, dando um aspeto mais jovial e fresco ao rosto, otimizando a beleza da pele. Para além da sua utilização na medicina estética, a toxina botulínica possui outras aplicações, e nos últimos anos ganhou visibilidade e alargou a sua área de aplicação. A toxina botulínica é um componente muito relevante e muito valiosa dentro da medicina estética.
Estudos vários sobre a toxina e os seus efeitos apontam conclusivamente que não é utilizada com o objetivo de somente o tratamento de rugas e na medicina estética, visto ter-se constatado que doenças oftalmológicas e neurológicas já o possuíam como tratamento. O tratamento com a toxina botulínica na vertente estética, utiliza uma seringa fina para a sua aplicação sendo que possibilitará ao cliente regressar de imediato a casa. O efeito da toxina botulínica efetua o bloqueio dos sinais nervosos dos músculos.
A avaliação inicial é fulcral antes do tratamento visto que cada pessoa possui musculatura facial distinta sendo também necessário a individualização do procedimento e abordagem da injeção de toxina botulínica,
A pele do cliente deverá ser também alvo de avaliação com o objetivo de verificar indícios assimetrias ou cicatrizes assim como antecedentes de cirurgias estéticas efetuadas anteriormente.
A anestesia local, salvo no tratamento de hiperidrose das mãos e pés, não é necessária na maior parte das vezes.
Toxina botulínica em tratamento estético possui resultados variáveis tendo como fatores dessas mesmas variáveis o tipo de paciente, e a técnica usada para diluir o produto.
Na primeira sessão do tratamento será utilizado uma abordagem standard sendo igualmente o método utilizado para a aplicação.
Posteriormente em consultas futuras os resultados vão sendo afinados.
Dependendo da Toxina e da pele o efeito observa-se após 3 a 6 dias da aplicação e o resultado final é visível entre 15 a 18 dias após aplicação. O cliente deve regressar ao fim de 15 a 20 dias para uma consulta de retorno, sendo avaliado se é necessário fazer algum retoque, por causa de alguma assimetria, que é muito comum, pela diferença de formas e forças musculares diferentes de cada músculo contralateral, este retorno para avaliar a necessidade de retoque é fundamental para um resultado mais efetivo e melhor. A duração do efeito da toxina botulínica é variável e depende de cada cliente, mas também da dose e profundidade injetada. Podemos unificar a duração do efeito da toxina entre 2 a 4 meses, uma duração maior, depende também da quantidade de músculo que foi paralisada e da hidratação da pele. Tudo isto é importante ter em conta para dialogar com o médico, para que desta forma, o resultado seja o desejado, e que o efeito se estenda durante o tempo previsto.
Uma avaliação é por norma recomendada sendo, se necessário, que o processo seja de novo efetuado de 5 em 5 meses.
A maior parte das vezes os clientes não efetuam o tratamento com toxina botulínica quando deveriam ter procurado o mesmo com uma idade já bastante avançada tornando o processo de tratamento mais elaborado havendo a possibilidade elevada de tratamentos adicionais.