Microagulhamento

Microagulhamento blog

O microagulhamento também é conhecido como indução percutânea de colagénio por agulhas (IPCA). O procedimento baseia-se em diversas agulhas que perfuram as camadas da pele, causando micro ferimentos e vermelhidão, estimulando naturalmente a regeneração da pele.

O tratamento pode ser realizado através de diferentes técnicas, como por exemplo, rolos que sustentam as agulhas ou equipamentos automáticos que regulam a profundidade das agulhas. O microagulhamento consiste na aplicação de agulhas descartáveis de uma só utilização, feitas de aço inoxidável, as quais podem estar dispostas em dermaroller ou numa caneta chamada Dermapen sendo estas ajustáveis entre 0,25 a 2,5 mm, dependendo da necessidade do tratamento. Entretanto, em regiões mais sensíveis, é importante que sejam utilizadas agulhas mais finas ou com menos diâmetro. Com elas são realizados movimentos de vai e vem em toda área a ser tratada. Em média, são feitas de 8 a 15 passagens num mesmo local e com quatro cruzamentos cada.

O estímulo mecânico provoca a regeneração da pele e a formação de colagénio e elastina, resultando assim numa pele mais firme e rejuvenescida. Este procedimento melhora também a circulação sanguínea, provocando a eliminação de toxinas, sendo o período de recuperação entre 24h a 48h.

O tratamento poderá ser realizado tanto em homens como em mulheres, independentemente da idade, com indicação de revitalização da pele no caso de peles mais jovens, atenuar o acne, redução de estrias e nas peles mais maduras suavização de rugas e sulcos, na flacidez e clareamento de manchas.

Benefícios do Microagulhamento

Saiba quais são os benefícios do Microagulhamento, ou seja, o que vai fazer de bem para si

Os benefícios do microagulhamento para tratamentos estéticos são inúmeros. Além disso, é bastante indicado para amenizar ou solucionar problemas na pele como cicatrizes, flacidez e até calvície.

  • Cicatrizes de acne ou estria: com a técnica, a pele é perfurada criando múltiplos microcanais que estimulam a derme renovando o colagénio.
  • Rejuvenescimento facial: melhora a aparência envelhecida por meio de redução de rugas, combate à flacidez facial, melhora a textura da pele e aumenta a luminosidade.
  • Flacidez: o microagulhamento estimula os fibroblastos a produzirem mais colagénio e elastina, restaurando a pele, que fica mais firme e saudável com essas substâncias em excesso.
  • Melasma: as perfurações causadas pelas microagulhas são capazes de reduzir a pigmentação das manchas na pele. Outras técnicas associadas ao microagulhamento podem auxiliar no clareamento das manchas, acelerando a remoção do melasma e Angiogênese: “o processo de formação de vasos sanguíneos a partir de vasos preexistentes, que ocorre em condições fisiológicas e patológicas”, pois o microagulhamento é capaz de encontrar novos vasos.

Vantagens e Benefícios do Microagulhamento

  • Redução e melhoria do aspeto de estrias;
  • Redução de manchas;
  • Redução de rugas e linhas de expressão;
  • Bons resultados em pouco tempo;
  • Estímulo da produção de colagénio;
  • Melhora da absorção de produtos na pele;
  • Ajuda a amenizar cicatrizes, inclusive de acne e espinhas;
  • Auxilia na recuperação de partes do corpo que sofreram queimaduras;
  • Deixa o tecido tratado mais firme, reduzindo a flacidez local;
  • Melhora a circulação sanguínea local.

Resultados do tratamento com Microagulhamento

Podemos ver resultados positivos logo após a primeira sessão, no entanto são necessárias no mínimo 3 sessões para ter resultados mais evidentes.

Dois a três meses após o procedimento, depois do procedimento concluído os resultados começam a ser percebidos com o amadurecimento do novo colágenio. Entretanto, após duas ou quatro sessões, é possível ter uma melhoria na pele em cerca de 80%.

Em geral são feitas entre seis a oito sessões de microagulhamento. A quantidade de sessões necessárias e o tempo que dura o efeito do procedimento vai depender do que se pretende tratar.

Aliás, se a indicação é para rejuvenescimento, o procedimento deverá ser repetido a cada 30 dias. Entretanto, se o tratamento for para melasma, o tempo torna-se um pouco menor. Cada sessão dura, em média, de 30 minutos a uma hora.

A necessidade de retoque vai depender da reação de cada organismo. Com o passar dos anos, a pele sofre um processo de envelhecimento natural, que interfere na produção de colagénio. Por isso, de tempos em tempos, vale a pena realizar uma manutenção para rejuvenescer e refrescar a aparência.

Logo após a realização do tratamento, a pele fica vermelha, há uma hiperemia na pele que pode durar até 2 dias, no entanto, recomenda-se a utilização de maquilhagem após 24H do procedimento.

Principais cuidados a ter após o tratamento Microagulhamento

O cuidado principal após o procedimento é o uso diário do protetor solar mínimo 50+, outros cuidados poderão ser adotados por forma a prolongar os efeitos do tratamento como por exemplo o uso de creme hidratante ou creme clareadores para as manchas, que serão indicados pelas profissionais.

Contraindicações do Microagulhamento, quem pode e quem não pode fazer

É importante saber que como todo procedimento estético, existem algumas contraindicações. O Microagulhamento está contraindicado para: Casos de cicatrizes com queloide, pacientes com doença vascular, diabetes, cancro da pele, alergia a metais, infeções cutâneas, pele com infeções, herpes ativa, uso de anticoagulantes, uso de isotretinoína.

Efeitos secundários/ adversos que podem ocorrer

  • Pele vermelha;
  • Pele a escamar;
  • Zona tratada pode apresentar inchaço (normaliza após 24h-48h);
  • Leve comichão.

A equipa da Belight tem profissionais habilitadas e com anos de experiência na realização de sessões de Microagulhamento. CLIQUE AQUI e saiba as etapas do procedimento na Belight, assim como os valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *